Colégio Messina

Cursos

Berçário

"... o diálogo afetivo que o bebê estabelece com o adulto, é caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, pelas expressões faciais, assim constitui-se um espaço privilegiado de aprendizagem...".

(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil)

Durante a fase dos 3 meses a 1 ano , o desenvolvimento das crianças se dá de maneira intensa, em um ritmo bastante acelerado e requer muitos cuidados especiais . Por isso, a equipe do Colégio Messina se preocupa em proporcionar um ambiente aconchegante e saudável, onde conta com profissionais devidamente habilitadas para que essa etapa se torne tão saudável quanto deve ser.

Além disso, nosso berçário é constituído por duas amplas salas de estimulação motora totalmente projetadas para os bebês, proporcionando diversos estímulos que favorecerão o desenvolvimento (cores, sons, formas, imagens, texturas), onde até o detalhe das cores foi escolhido para demonstrar o cuidado com a limpeza e a higiene...

Afinal, longe do aconchego materno, todo bebê precisa de carinho e proteção... Por isso, os bebês do Colégio Messina recebem todo o cuidado e atenção que necessitam, com muito carinho, conforto e toda dedicação em todos os momentos do dia.

Nesta fase, eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. As atividades desenvolvidas buscam aproveitar um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento. No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem um universo muito particular principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar. Exatamente por isso, os bebês podem atender a longos períodos de concentração desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse.

Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores; desenvolvem o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirem comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrem sua própria identidade; socialmente, aprendem a conviver com o outro. Daí a importância do trabalho realizado no berçário. Nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola.

Tendo em vista nossa maior responsabilidade, que é garantir tranquilidade e segurança aos pais, nosso Colégio conta com sistema interno de monitoramento por câmeras em todos os ambientes, as áreas destinadas ao berçário são separadas das demais áreas e de circulação restrita.

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança e, nos termos do Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96, tem como objetivo propiciar o desenvolvimento integral da criança de 2 a 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo, social e afetivo, complementando a ação da família e da comunidade, através de atividades de recreação e expressão, que favoreçam o ajustamento emocional e afetivo e à integração no meio social, bem como estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Leva em conta, ainda, a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando. Nesta etapa, uma das maiores preocupações também é a questão da alfabetização, que se dará inicialmente na turma do Maternal, sendo aprimorada posteriormente nas turmas de Jardim e Pré, finalizando o processo de alfabetização completamente no 1º ano do Ensino Fundamental I, onde o aluno será capaz de ler, escrever e interpretar pequenos textos.

Na idade de 2 a 5 anos é que as crianças desenvolvem as principais características de sua estrutura emocional, intelectual e física, e estabelece as suas primeiras relações sociais. Portanto, quanto mais saudável, prazeroso e carregado de afeto for o crescimento nesta fase, melhores serão os resultados para o desenvolvimento infantil e para a construção do conhecimento.

Dessa forma, em nossa Prática Pedagógica, procuramos oferecer diversas possibilidades educacionais, para que a criança descubra suas potencialidades e, para que isso seja possível, trabalhamos sempre com profissionais competentes que não se contentam com a simples transmissão do conhecimento acadêmico ou de informações instrumentais e fragmentadas, mas que busquem ser autênticos mediadores de um conhecimento contextualizado e relevante.

Diferencial Pedagógico

Para todos os alunos da Educação Infantil, o Colégio Messina tem como diferencial a inserção de aulas de Língua Inglesa, Ballet, Capoeira, Informática e Culinária.

Capoeira

O projeto de capoeira desenvolvido no Colégio Messina tem como principal objetivo contribuir para a formação integral dos alunos baseando-se no respeito, na disciplina, na socialização, na criação, na liberdade de expressão e no desenvolvimento da consciência crítica, procurando transmitir a capoeira como uma manifestação da cultura popular brasileira na qual o povo se expressa em busca da liberdade e da tradição por gestos que caracterizam um misto de jogo, arte-luta e dança.

As atividades desenvolvidas com as crianças proporcionam conhecimentos da cultura popular brasileira, relacionados à Capoeira, pois trabalha com jogos e brincadeiras que auxiliam no seu desenvolvimento no que diz respeito às habilidades básicas (agilidade, equilíbrio, coordenação motora, expressão corporal, musicalidade, entre outros).

Ballet

O projeto de Ballet desenvolvido no Colégio Messina é elaborado para fazer parte da formação dos alunos, ensinando disciplina pessoal e desenvolvendo o gosto e apreciação pela música e pelas artes cênicas. Através das aulas de ballet, estimula-se a coordenação motora, flexibilidade, postura corporal e noções de espaço, além de musicalidade, ritmo e criatividade.

Inglês

As aulas de inglês buscam conexão com o mundo da criança através de músicas, brincadeiras, histórias e situações da vida real. Ajuda a desenvolver a linguagem oral, criando estímulos e interesse pela língua estrangeira. As crianças ampliam o vocabulário e estruturas de texto gradativamente, sempre interagindo com os colegas e com o professor. Nesta aula, o português serve eventualmente como facilitador da aprendizagem, esclarecendo o contexto.

Nosso objetivo é promover não só o aprendizado natural, a familiarização com as palavras e expressões como também a pronúncia correta de sons inexistentes na língua materna.

Informática

As aulas de informática dão oportunidade às crianças de interagirem com o computador de forma prazerosa e dinâmica, introduzindo de forma simplificada a utilização dessa ferramenta, que exerce grande fascínio entre as crianças. A função do professor é sintetizar o conhecimento que o grupo já possui e incentivar novas descobertas para a aquisição de conhecimentos mais formais.

Culinária

Nas aulas de Culinária os alunos "põem a mão na massa" e aproveitam para descobrir a importância dos alimentos e a necessidade da higiene no seu preparo. Nesta atividade, a Matemática se faz presente nas quantidades dos ingredientes e no tempo necessário para a realização de cada etapa.

Ensino Fundamental I

A Proposta Pedagógica do Colégio Messina para os anos iniciais do Ensino Fundamental, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Temos como objetivo, para o Ensino Fundamental I, levar os alunos à construção de competências através da inserção no mundo cultural em situações de aprendizagem e da vivência de processos enriquecedores em todas as áreas do conhecimento. Os conceitos e conteúdos das disciplinas em nosso colégio estão voltados para o desenvolvimento de competências amplas e gerais - o saber fazer.

Nossa equipe pedagógica tem a preocupação primordial com o processo de aprendizagem e de formação integral de nossos alunos, pois queremos que eles, ao término dessa etapa, além de ler, escrever e interpretar textos, tenham conquistado competências e habilidades fundamentais nas diversas áreas do conhecimento, tornando-os pessoas cientes de seu papel cívico na sociedade e com a certeza de eu podem e devem ajudar a melhorar o nosso mundo.

No Colégio Messina, cada aluno tem um conjunto de necessidades especiais de aprendizagem e o Colégio deve interagir de forma particular com cada um deles, constituindo mais um diferencial em nossa proposta pedagógica. Saber respeitar a individualidade do ser humano é um grande passo para a construção da democracia.

Nos termos do Art. 32 da LDB nº 9.394/96, o Ensino Fundamental I do Colégio Messina terá os seguintes objetivos:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • O domínio de competências e habilidades que levem à consciência da cidadania e facilitem a melhor inserção do educando no ambiente social.

Educação Física

Disciplina escolar que irá tratar da cultura corporal dos alunos com a finalidade de desenvolver uma formação integral por meio das experiências nos jogos, nos esportes, nas lutas, nas ginásticas, nas atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.

Ensino Fundamental II

A Proposta Pedagógica do Colégio Messina para os anos finais do Ensino Fundamental, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Nesta etapa, mais autônomo e competente, o aluno aprimora seus conhecimentos, porque já é capaz de filtrar as informações e transformá-las em conhecimento, apreender os conceitos e desenvolver discursos.

O aluno precisa familiarizar-se agora, com as linguagens e as especificidades de cada disciplina de estudo. Precisa garantir sua aprendizagem em sala de aula com participação e disciplina de trabalho e desenvolver hábitos de estudo em casa, através das tarefas e trabalhos.

O trabalho em equipe, a possibilidade de debater, de exercitar-se como ouvinte e orador, de selecionar os conteúdos essenciais e transportá-los para as situações de vida, de aprender a ser empreendedor, vão inseri-lo, pouco a pouco, na etapa seguinte da sua vida acadêmica - o Ensino Médio.

Neste momento, é essencial demonstrar organização, foco, disciplina de estudos e força de vontade, pois seu projeto de vida e trabalho começa a se desenhar aqui.

Nos termos da LDB nº 9.394/96, o Ensino Fundamental II do Colégio Messina terá como objetivo que seus alunos sejam capazes de:

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Educação Física

Disciplina escolar que irá tratar da cultura corporal dos alunos com a finalidade de desenvolver uma formação integral por meio das experiências nos jogos, nos esportes, nas lutas, nas ginásticas, nas atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.




Unidade I
Rua Santa Rosa de Lima, 240
São Miguel Paulista - São Paulo/SP - CEP: 08080-000

(11) 2581-3075

Unidade II
Avenida Oliveira Freire, 675
São Miguel Paulista - São Paulo/SP - CEP: 08080-570

(11) 2581-3074

atendimento@colegiomessina.com.br